O que é a Filosofia? Definições de Aristóteles a Descartes

O que é filosofia? Algumas definições a partir de citações de Filósofos Antigos, Modernos e Contemporâneos.

 

Índice

1 O que é filosofia? Definições

2 Definições de Filósofos Antigos

3 Definições segundo os Modernos

4 Definições de Filósofos Contemporâneos

 

1 O que é filosofia? Definições

A definição grega de filosofia é conhecida: vem do grego philo (amor) e sophia (sabedoria), ou seja, amor à sabedoria. Entre os antigos, a filosofia é uma ciência, a do conhecimento racional. Para os modernos, tornou-se sinônimo de questionar a natureza do homem e seu significado.

2 Definições de Filósofos Antigos

Aristóteles: “A filosofia é justamente chamada de ciência da verdade”. (Metafísica).

Epicuro: “A filosofia não é uma ciência pura e teórica, é uma regra prática de ação; muito mais é ela mesma uma ação, uma energia que busca, por falas e raciocínios, a vida bem-aventurada”. (Máximas).

Marco Aurélio: “A filosofia consiste em manter os próprios demônios interiores a salvo do ultraje, inocentes, superiores aos prazeres e dores, não deixando nada ao acaso e, acima de tudo, esperando por uma morte propícia ao pensamento”. (Pensamentos para mim).

3 Definições segundo os Modernos

Pascal: “Zombar da filosofia é realmente filosofar”. (Pensamentos).

Descartes: “Esta palavra Filosofia significa o estudo da sabedoria e por sabedoria entendemos um conhecimento perfeito de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a condução de sua vida quanto para a preservação de sua saúde e a invenção de todas as artes”. (Discurso sobre o Método).

Descartes: “Toda filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica, o tronco é a física, e os galhos que dela saem são todas as outras ciências, medicina, mecânica e moral”. (Discurso sobre o método).

Kant: “A filosofia é um sistema de conhecimento racional baseado em conceitos”. (Metafísica dos Costumes).

Hegel: “A filosofia é o fundamento do racional, é a inteligência do presente e do real e não a construção de um além que seria Deus sabe onde”. (Princípios da Filosofia do Direito).

Schopenhauer: “A filosofia surge de nosso espanto sobre o mundo e nossa existência”. (O Mundo como Vontade e como representação).

4 Definições de Filósofos Contemporâneos

Husserl: “Qualquer um que queira se tornar um filósofo terá que se fechar em si mesmo uma vez na vida”. (Meditações Cartesianas).

Wittgenstein: “A filosofia não é nenhuma das ciências naturais”.

Written By
More from Ana Catarina
O Príncipe de Maquiavel (Resumo da Obra)
O Príncipe: uma obra de realismo na Ciência Política O...
Read More
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *